Brotas, um destino com dupla possibilidade: descanso e diversão na natureza

Rafting Rio Jacaré Pepira Brotas

O Carnaval, em pleno verão, é um período perfeito para qualquer uma das opções e o turista ainda pode cair na folia nas brincadeiras de rua ou nos clubes

Brotas é um daqueles lugares em que o turista tem dupla possibilidade: relaxar e divertir-se na natureza. Seja qual for a opção escolhida, faz muito bem à saúde. Por isso mesmo é o destino perfeito para aproveitar o Carnaval. Num município de farta beleza natural de serras, vales, cachoeiras, nascentes de água cristalina e rio com corredeiras, o visitante escolhe entre descansar e desacelerar o ritmo aproveitando a infraestrutura de hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e ecoresort e partir para diversão nas diversas atividades de turismo de aventura e ecoturismo.

O Carnaval, em pleno verão, é um período perfeito para qualquer uma das opções. Há quem concilie as duas e ainda tenha energia para cair na folia nas brincadeiras de rua ou nos bailes da cidade. Nas vias públicas, estão programados: grito de Carnaval, desfile de bloco, baile de Carnaval e matinê. É uma oportunidade para brincar a folia numa típica cidade do interior. Outra opção é o Clube de Campo de Brotas, onde haverá baile de Carnaval, roda de samba e matinê.

Brotas é reconhecida nacionalmente como capital do turismo de aventura, o que é a mais pura verdade, pois reúne condições naturais e boa estrutura para a prática de modalidades verticais, aquática e de terra. Entre elas estão rafting, bóia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, circuito de tirolesas e circuito cable (cabos motorizados que puxam o participante que, em pé sobre a prancha, tenta se equilibrar, fazer curvas e manobras). É diversão pura! Com o detalhe de que a cidade reúne a maior oferta de atividades de turismo de aventura e ecoturismo com o selo de segurança do Inmetro.

O ecoturismo vem se destacando, pois é uma região de impressionante beleza natural ainda muito preservada. Para quem quer contemplar a natureza e tomar um banho de cachoeira ou de rio as opções são várias. Abertas à visitação, com infraestrutura para receber o turista, são 11 cachoeiras – a queda da mais alta é de 60 metros – e cada uma com um atrativo e um charme específico. Sem falar nas paisagens, que são incríveis graças ao relevo assimétrico das cuestas com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado.

 

O Rio Jacaré Pepira, cujas águas no trecho que corta o município têm 89% de pureza, completa o belo cenário e amplia as opções de lazer. As quedas e corredeiras, além de um espetáculo aos olhos, são perfeitas para praticar várias atividades do turismo de aventura. E no trecho que ele é represado, no Bairro Patrimônio, bem pertinho de várias cachoeiras, é o local ideal para pesca e vários esportes aquáticos. Outra opção no município é o turismo rural. Algumas fazendas e sítios abrem suas porteiras aos turistas num verdadeiro “dia de lida” com a possibilidade de ordenha, passear de charrete, comer fruta colhida no pé e conhecer a fabricação de laticínios e ainda levar guloseimas para casa.

Por isso, Brotas é um ótimo lugar para quem quer curtir a natureza, namorar, passear com os filhos sem pensar nas horas, vivenciar o ambiente de uma fazenda ou simplesmente descansar usufruindo de todo o conforto ao qual tem direito e com total sossego. São 40 meios de hospedagens no município, dos quais 21 na cidade e 13 no campo, que vão do mais simples ao sofisticado. Alguns deles têm piscina aquecida, ofurô, banheira, redário, quadra de tênis, amplo espaço privativo e mimam seus hóspedes com massagens e velas aromáticas.

No município, funcionam, ainda, seis campings e há três imobiliárias credenciadas à Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região) para alugar casas para temporada. A cidade conta com 29 restaurantes, seis pizzarias, 22 lanchonetes e lojas de conveniência, quatro sorveterias e nove supermercados. Nove operadoras turísticas e receptivas, quatro agências receptivas e três emissivas cuidam de tudo para que o turista aproveite a estada no município e volte renovado para casa.

Sobre Brotas

De acordo com IBGE Cidades de 2013, Brotas possui 22.959 habitantes. A implantação da atividade turística iniciou em 1993, com a inclusão da cidade no Núcleo das Serras, pela Secretaria Estadual de Turismo. Após 20 anos, o município reúne a maior oferta de turismo de aventura do Brasil e, em 2014, foi elevado ao título de Estância Turística. Em média, Brotas recebe, aproximadamente, 250 mil turistas por ano.

Como chegar

Localizada no interior do Estado de São Paulo, Brotas está no coração de uma das regiões mais desenvolvidas do País. Fica a 240 km da capital paulista e a 170 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, com acesso por excelentes rodovias duplicadas: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP 225), que é considerada uma das melhores rodovias do País, segundo a Confederação Nacional do Transporte.

Serviço

Mais informações: www.brotas.tur.br e www.abrotur.com.br

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>