Criatividade ajuda a driblar baixo investimento para marketing

Segundo consultor do Sebrae-SP em Bauru, redes sociais podem ser boa alternativa, mas é preciso chamar a atenção em meio a tanto conteúdo

 

Fevereiro/2015 – É praticamente consenso que propaganda é a alma do negócio, mas nem todas as empresas começam com uma boa quantia para investir em publicidade e marketing. Nesses casos, o “pulo do gato” pode vir da criatividade. De acordo com o consultor Hugo Hoch, do Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru, há alternativas de baixo custo e mesmo gratuitas para divulgar produtos ou serviços, tornando a empresa mais conhecida no mercado.

 

Uma boa dica é utilizar as redes sociais mais populares, que oferecem recursos pagos e gratuitos. “Nesse caso, porém, existe o desafio de conseguir ser atrativo em um mundo carregado de informações. Principalmente para as empresas pequenas, que possuem verba limitada, ser criativo nesse momento é um importante diferencial”, aponta. Oferecer descontos em datas comemorativas, especialmente no aniversário do cliente, também pode alavancar as vendas.

 

No entanto, elaborar um plano de marketing permite definir estratégias a curto, médio e longo prazo, aumentando as chances de sucesso das ações. “Para isso, o empreendedor deve considerar o que chamamos de ‘mix de marketing’, ou regra dos ‘4p’: produto (ou serviço), preço, promoção (ou comunicação) e ponto de venda. Também é importante fazer uma análise do mercado, buscando oportunidades e observando possíveis ameaças”, explica Hoch.

 

Para os micro e pequenos empresários interessados em aprimorar seus conhecimentos em marketing e outras áreas, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru está com inscrições abertas para capacitações com início em março. O curso “Marketing na Medida” será oferecido de 9 a 12 de março, às 19h.

 

Já o curso “Na Medida – Gestão Financeira” ajuda o empreendedor a controlar os mecanismos financeiros de uma microempresa. A programação inclui estudos sobre planejamento, fluxo de caixa, precificação e demonstrativo de resultados. Os encontros acontecem de 9 a 10 e de 16 a 17 do próximo mês, às 19h. Assim como a capacitação de marketing, essa atividade oferece mais duas horas de consultoria para as empresas participantes.

 

Por fim, a oficina “Transforme sua ideia em modelo de negócios” ensina os participantes a utilizar o Canvas, ferramenta de gerenciamento estratégico utilizada por algumas das maiores empresas do mundo. O curso será oferecido de 16 a 18 de março, às 18h, no Sebrae-SP em Bauru, e de 9 a 11, no mesmo horário, no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Lençóis Paulista.

 

As capacitações são parcialmente subsidiadas pelo Sebrae-SP. Para fazer as inscrições ou obter mais informações, os interessados devem procurar o Escritório Regional de Bauru na avenida Duque de Caxias, 16-82, ou pelo telefone (14) 3234-1499, e o PAE de Lençóis Paulista, na rua Coronel Joaquim Gabriel, 11, ou pelo telefone (14) 3264-3955.

 

 

Contato para a Imprensa:

Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP

Assessor de Imprensa: Guilherme Moraes

Tel: (14) 99605-0973

Curta a página do Sebrae-SP no Facebook (facebook.com/sebraesp)

Siga o Sebrae-SP no Twitter (twitter.com/sebraesp)

Atendimento ao cliente – 0800 570 0800 (ligação gratuita)

Comentários


Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>