Técnico em segurança do trabalho ajuda a diminuir riscos no ambiente corporativo

Profissional atua na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais; Senac Marília está com inscrições abertas para curso na área

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em pesquisa de 2014, o Brasil é o quarto no ranking mundial de vítimas, com uma taxa anual de 700 trabalhadores com saúde comprometida por acidentes ou doenças ocupacionais. Por conta disso, estima-se que o país gaste cerca de R$ 70 bilhões por ano com afastamentos e indenizações.

“Espaço físico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação, máquina e equipamentos sem proteção, iluminação excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado e outras situações podem contribuir para a ocorrência de acidentes”, elenca Marcos Antônio Brino, docente da área de segurança do trabalho do Senac Marília.

Estes ambientes podem gerar problemas imediatos ou doenças em longo prazo. “Os acidentes mais frequentes estão relacionados a quedas, choques contra objetos ou superfícies, golpes de ferramentas, dentre outros; tendo como danos contusões, cortes, fraturas e até a morte”, explica. De acordo com o docente, mãos e braços são as partes mais vulneráveis. Já, entre as diferentes ocupações, o setor de construção civil ainda é o que registra o maior número de acidentes.

Brino explica que o técnico em segurança do trabalho, cuja principal função é proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, atua nesses casos. Ao implantar procedimentos de segurança, o profissional pode contribuir na prevenção de acidentes, aumentando a qualidade do exercício profissional.

“A implementação de práticas que visem a segurança dos locais de trabalho é uma demanda crescente das mais variadas empresas. O objetivo é avaliar todos os riscos de acidentes e minimizá-los. Em resumo, é identificar, antecipar-se e controlar situações que podem gerar danos à saúde do trabalhador”, explica.

Por conta dessa abrangência, os serviços do profissional são requisitados por empresas dos mais diferentes ramos de atividades, principalmente no setor industrial. O que torna bastante amplo o campo de atuação.  Aos interessados em atuar na área, o Senac de Marília está com vagas abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho.

A programação, que começa em 11 de maio, habilita para atuação na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O curso tem duração de 1200 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h10 às 22h40. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Senac Marília, localizado na rua Paraíba, nº 125, ou pelo telefone (14) 3311-7700.

Técnico em Segurança do Trabalho

Data: 11/5/15 a 10/4/17