O segredo das vendas pode estar na vitrine

Produtos bem expostos atraem clientes e aumentam os lucros; Senac Jaú ensina estratégias para lojistas

Para atrair a clientela, nada melhor do que uma vitrine capaz de encher os olhos. “O espaço é peça fundamental no varejo para a garantia de sucesso do negócio e das vendas. É o diferencial, a personalidade da empresa. Também significa a apresentação da loja para o consumidor final”, explica Erica Javaroni, docente da área de moda do Senac Jaú.

Segundo ela, na hora de expor os produtos é preciso ter em mente qual é o público-alvo da loja, o estoque de produtos disponível e a prioridade do estabelecimento. Já fazer a composição, é preciso ter criatividade e saber combinar cores, iluminação, produtos e elementos decorativos.

“Não adianta explorar um produto que o estabelecimento não tem em quantidade e variedade para oferecer quando o cliente, encantado com a vitrine, entrar na loja. Isso gera um desencantamento e frustração que serão muito difíceis de reverter”, orienta.

Já sobre a rotatividade dos produtos expostos, cada ramo do comércio segue uma periodicidade. Em lojas de calçados, por exemplo, os produtos são trocados semanalmente, enquanto que em lojas de móveis, quinzenalmente. “O varejista definirá isso de acordo com a sua estratégia de vendas e do perfil do cliente”.

Para os interessados em aprender mais dicas ou se especializar na área, o Senac Jaú está com inscrições abertas para o curso Vitrinismo Básico para o Varejo.

A programação, com duração de 36 horas, capacita o aluno a executar vitrines e exposições promocionais por meio de técnicas de composição e exposição de produtos, considerando a aplicabilidade e as relações com a arquitetura, volume de vendas e necessidades entre lojistas e consumidores.

As aulas começam em 9 de março, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/jau ou pelo telefone (14) 2104-6400.

Vitrinismo Básico para Varejo

Data: de 9/3 a 13/4