Animação ganha cada vez mais espaço

A arte digital tem conquistado várias áreas do mercado, entre os exemplos mais rentáveis estão cinema, jogos, publicidade e arquitetura. Filmes como Frozen e Como Criar seu Dragão 2 ganharam o gosto popular por causa da qualidade das imagens. Mas o uso da animação 2 e 3D não se resume a isso. Por meio da técnica também é possível criar alternativas visuais para vinhetas de programas de televisão, criações de textos publicitários e projetos educacionais.

Segundo Luis Antonio Oliveira, docente da área de computação gráfica do Senac Marília, o After Effercts, por exemplo, se tornou uma ferramenta indispensável no universo da produção.

“Com as constantes inovações tecnológicas, o mercado de motion graphics e finalização de vídeo estão virtualizando cada vez mais os elementos e ambientações. Dessa forma, as produtoras de filmes e propagandas contam com os recursos de edição, finalização e efeitos de vídeo para reduzir custos com a produção e materializar elementos e situações singulares exigidas pelo roteiro”, afirma.

A possibilidade de interagir elementos bidimensionais e tridimensionais com vídeo passou a exigir do mercado uma maior demanda de profissionais especializados, capazes de desenvolver animações, adequar cores e criar efeitos especiais.

“O conhecimento da tecnologia possibilita desde a criação de uma vinheta até a inclusão de efeitos necessários na pós-produção de projetos de jornalismo, educação, fotografia e blogs”, elenca. De acordo com o docente,  o salário para quem deseja atuar na área é um dos mais atrativos, variando de 3 a 10 mil reais.

Para capacitar profissionais para esse mercado, o Senac Marília está com inscrições abertas para os cursos After Effects CC – finalização e efeitos para vídeo e Formação Adobe CC Editoração: illustrator, photoshop e indesign.

Lançamento na programação de 2015 da unidade, o After Effects CC – finalização e efeitos para vídeo prepara o aluno a finalizar vídeos, atuar com Motion Graphics e criar vinhetas e composições digitais animadas, utilizando ferramentas de animação 2D e 3D, bem como efeitos especiais nas imagens e correção de cores. O curso tem duração de 42 horas, ministradas a partir de 14 de fevereiro, aos sábados, das 8 às 12 horas. É pré-requisito ter conhecimento básico em tratamento de imagem e vídeo para participar.

Já no curso Formação Adobe CC Editoração: illustrator, photoshop e indesign, o aluno aprende a ajustar, tratar e editar imagens digitais e ilustrações vetoriais. A programação, com duração de 115 horas, também oferece conceitos de comunicação visual e design, noções de produção gráfica e de fluxo de trabalho editorial para diversas mídias. As aulas começam em 23 de fevereiro, das 19 às 22 horas.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700.

After Effects CC – finalização e efeitos para vídeo

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas