Narrativa transmídia e a criação de campanhas publicitárias

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A narrativa transmídia- muito comentada nos últimos tempos – mostra-se como estratégia cada vez mais assertiva no mercado publicitário. Isso porque essa estratégia utiliza as diversas plataformas para veicular conteúdos de forma independente, mas que completam uma narrativa criada estrategicamente.  Mas aí você deve estar se perguntando: qual a diferença dessa estratégia e o marketing digital?

Essa estratégia vai além de buscar novos nichos no meio digital para venda de produtos; ela busca conquistar e fidelizar as pessoas às marcas a partir dos interesses compartilhados e a ligação dos produtos com valores de vida dos consumidores. Ou seja, é uma estratégia que extrapola os meios digitais para a interação real com as pessoas. A narrativa transmídia não exclui o marketing digital, pelo contrário, utiliza-o dentro de sua estrutura. Para ficar mais claro, vamos usar essa narrativa na prática; por exemplo, um restaurante vegetariano para vender mais, resolve investir em marketing.

Para que a marca se torne mais conhecida, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) serão trabalhados de uma forma diferente pela agência de comunicação. A ideia é investir em diferentes abordagens com o mesmo conteúdo para alcançar um público específico. Pois, é necessário explorar as características comuns de cada grupo social que a marca pretende chegar para que se estabeleça uma relação de credibilidade e identificação com essas pessoas. No caso desse cliente fictício, essa estratégia irá envolver suas byer personas com linguagens e plataformas diferentes de acordo com seus interesses.

Além da diversificação de conteúdo, há a necessidade, também, de diversificação de plataformas de veiculação. Ou seja, para que a narrativa transmídia seja colocada em prática, é preciso uma equipe interdisciplinar, conhecimentos específicos de linguagens e uma agência disposta em investir em inovação e geração de novos conhecimentos.
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